Historial

A Associação Centro Social e Cultural de Ferreiros é uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, registada no livro das ASSOCIAÇÕES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, da Direção Geral da Segurança Social em 24/01/1992, reconhecida de Utilidade Pública em Diário da República (nº215 de 17/09/1992).

Nos estatutos, está consignada a sua missão como a de APOIO À INFÂNCIA E JUVENTUDE, PROTECÇÃO DOS CIDADÃOS NA VELHICE E A DINAMIZACÃO CULTURAL.

Os seus objetivos principais são:

a) Apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo;
b) Apoio à família;
c) Apoio às pessoas idosas;
d) Apoio às pessoas com deficiência e incapacidade;
e) Apoio à integração social e comunitária;
f) Proteção social dos cidadãos nas eventualidades da doença, velhice, invalidez e morte, bem como em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho;
g) Educação e formação profissional dos cidadãos;
h) Fomento e dinamização de atividades de carácter cultural.

Para a realização dos seus objetivos, esta IPSS propõe-se criar e manter as seguintes atividades:

1. Creche e creche familiar;
2. Centro de atividades de tempos livres;
3. Estabelecimento de educação pré-escolar;
4. Serviço de apoio domiciliário;
5. Ajuda alimentar;
6. Centro de convívio;
7. Centro de dia;
8. Estrutura residencial para pessoas idosas;
9. Centro de atividades ocupacionais;
10. Refeitório / cantina social;
11. Atividades de educação e formação profissional dos cidadãos;
12. Atividades de caráter cultural

A IPSS foi fundada para responder à carência de respostas sociais na freguesia de Ferreiros, sendo que em 1991, ano sua fundação, não existia nenhuma resposta social na freguesia.
Desenvolve desde então a sua atividade com a população infantil e juvenil, maioritariamente na resposta social de CATL para alunos do 1º ciclo.

Celebrou em 1992 o primeiro acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social.

Funcionou nas instalações da Junta de Freguesia de Ferreiros até 2004. Nessa data, efetuou um acordo com o Município de Braga que lhe permitiu instalar os seus serviços no interior das instalações das escolas públicas da freguesia, passando a colaborar com as escolas Eb1 de Gandra e Eb1 de Estrada. Em 2008 passou também a prestar serviços aos alunos da escola Eb1 da Naia.

Desde então, tem vindo a colaborar ativamente com o Agrupamento de Escolas de Maximinos, tendo em 2012 alargado o serviço aos alunos da Eb2/3 Frei Caetano Brandão e desde 2019 também à Escola Secundária de Maximinos.

É parceiro deste Agrupamento de Escolas na implementação do projeto do ensino articulado da música e da dança (1º, 2 e 3º ciclos do ensino básico).

É, desde 2017, entidade parceira deste Agrupamento e do Município de Braga no desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular nas 5 escolas Eb1 do Agrupamento (Eb1 de Gondizalves, Eb1 de Maximinos, Eb1 da Naia, Eb1 da Gandra e Eb1 de Estrada).

Tem vindo a colaborar de forma estreita com a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, sendo através de contratação com esta entidade, a responsável pelas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) do Jardim de Infância de Estrada – Ferreiros, bem como pela confeção e serviço de refeições escolares ao pré-escolar e 1º ciclo em algumas escolas da freguesia de Ferreiros.

Em 2022 alargou a ação ao público alvo da 1ª infância com a abertura de uma creche – Creche Cestinho com Botões, em Ferreiros.

É membro da Rede Social Inter-Freguesias e do CLAS e Braga, sendo também filiada na Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) através da UDIPSS (União Distrital de Braga das IPSS).

Documentação

Estatutos

ESTATUTOS

Consulte os Estatutos online

Descarregar

Documentação

Regulamentos Internos

REGULAMENTOS INTERNOS

Consulte os Regulamentos Interno online

Descarregar