Historial
A Associação Centro Social e Cultural de Ferreiros é uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, registada no livro das ASSOCIAÇÕES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, da Direção Geral da Segurança Social em 24/01/1992, reconhecida de Utilidade Pública em Diário da República (nº215 de 17/09/1992).
Nos estatutos, está consignada a sua missão como a de APOIO À INFÂNCIA E JUVENTUDE, PROTECÇÃO DOS CIDADÃOS NA VELHICE E A DINAMIZACÃO CULTURAL.
Os seus objetivos principais são:
a) Apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo;
b) Apoio à família;
c) Apoio às pessoas idosas;
d) Apoio às pessoas com deficiência e incapacidade;
e) Apoio à integração social e comunitária;
f) Proteção social dos cidadãos nas eventualidades da doença, velhice, invalidez e morte, bem como em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho;
g) Educação e formação profissional dos cidadãos;
h) Fomento e dinamização de atividades de carácter cultural.
Para a realização dos seus objetivos, esta IPSS propõe-se criar e manter as seguintes atividades:
1. Creche e creche familiar;
2. Centro de atividades de tempos livres;
3. Estabelecimento de educação pré-escolar;
4. Serviço de apoio domiciliário;
5. Ajuda alimentar;
6. Centro de convívio;
7. Centro de dia;
8. Estrutura residencial para pessoas idosas;
9. Centro de atividades ocupacionais;
10. Refeitório / cantina social;
11. Atividades de educação e formação profissional dos cidadãos;
12. Atividades de caráter cultural
A IPSS foi fundada para responder à carência de respostas sociais na freguesia de Ferreiros, sendo que em 1991, ano sua fundação, não existia nenhuma resposta social na freguesia.
Desenvolve desde então a sua atividade com a população infantil e juvenil, maioritariamente na resposta social de CATL para alunos do 1º ciclo.
Celebrou em 1992 o primeiro acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social.
Funcionou nas instalações da Junta de Freguesia de Ferreiros até 2004. Nessa data, efetuou um acordo com o Município de Braga que lhe permitiu instalar os seus serviços no interior das instalações das escolas públicas da freguesia, passando a colaborar com as escolas Eb1 de Gandra e Eb1 de Estrada. Em 2008 passou também a prestar serviços aos alunos da escola Eb1 da Naia.
Desde então, tem vindo a colaborar ativamente com o Agrupamento de Escolas de Maximinos, tendo em 2012 alargado o serviço aos alunos da Eb2/3 Frei Caetano Brandão e desde 2019 também à Escola Secundária de Maximinos.
É parceiro deste Agrupamento de Escolas na implementação do projeto do ensino articulado da música e da dança (1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico).
É, desde 2017, entidade parceira deste Agrupamento e do Município de Braga no desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular nas 5 escolas Eb1 do Agrupamento (Eb1 de Gondizalves, Eb1 de Maximinos, Eb1 da Naia, Eb1 da Gandra e Eb1 de Estrada).
Tem vindo a colaborar de forma estreita com a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves sendo, através de contratação com esta entidade, a responsável pelas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) do Jardim de Infância de Estrada – Ferreiros, bem como pela confeção e serviço de refeições escolares ao pré-escolar e 1º ciclo em algumas escolas da freguesia de Ferreiros.
Em 2022 alargou a ação ao público alvo da 1ª infância com a abertura de uma creche – Creche Cestinho com Botões, em Ferreiros.
É membro da Rede Social Inter-Freguesias e do CLAS e Braga, sendo também filiada na Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) através da UDIPSS (União Distrital de Braga das IPSS).