A Atividade de Animação e Apoio à Família (AAAF), destina-se às crianças que frequentam a educação pré-escolar do Jardim de Infância de Estrada – Ferreiros, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Maximinos (escola pública).

Com um horário de funcionamento alargado (abertura às 7:00 e encerramento às 19:00, de 2ª a 6ª feira), oferece todas as condições para receber crianças dos 3 aos 6 anos, no período diário que não é coberto pelas atividades letivas do Ministério da Educação. Funciona durante os 12 meses do ano, no interior do espaço escolar, para garantia de conforto e comodidade às crianças e famílias.

As refeições da AAAF são confecionadas localmente (na própria escola) com produtos frescos.

Os serviços disponíveis são a Refeição (das 12h00 às 14h00) e/ou o Prolongamento de Horário (das 7h00 às 9h00 e das 16h00 às 19h00). Durante o período de férias escolares ou interrupção letiva, o Prolongamento de Horário funciona das 7h00 às 19h00.

Estes serviços incluem os lanches escolares da manhã e da tarde, bem como a oferta semanal das atividades de ioga e dança criativa. As crianças podem usufruir do transporte casa-escola bem como de protocolo para prática de natação.

Este serviço é subsidiado pelo Município de Braga, cabendo às famílias o pagamento de uma comparticipação, mediante o escalão de rendimentos.

As atividades e práticas pedagógicas da AAAF são adequadas ao estádio de desenvolvimento das crianças e são supervisionadas pelas Educadoras de Infância do Ministério da Educação.